top of page

Equipe CacauLabs

WhatsApp Image 2021-09-25 at 22.15.38.jpeg

Bruno Soares

Comunicação

Microbiologista, Ecólogo e Jornalista de Ciência. Interessado em tópicos que vão da evolução da cognição ao estudo de formas de viver no planeta terra sem depletar seus recursos (e um pouco de todo o resto), Bruno conta histórias sobre as mais diversas ciências, sem nunca perder o fascínio.

moni.png

Monique Rached

Comunicação

Bióloga, jornalista científica e ilustradora. Monique se interessa pela produção de material gráfico e audiovisual com o objetivo de comunicar ciência e educação ambiental. Já produziu duas cartilhas educativas sobre temas ligados a conservação marinha.

Foto_profissional.jpg

Elaynne Costa

Pesquisadora

Graduada e mestra em engenharia química, pela Universidade Federal da Bahia. Decidiu pela área da engenharia porque sempre foi apaixonada por cálculos e pela exatidão das coisas. Durante a graduação, descobriu sua paixão pela pesquisa ao passar 3 anos na iniciação científica. Durante esse período, trabalhou essencialmente com análise de compostos hidroxialdeídos, adquirindo experiência e aprendizado em um laboratório de química. Sua vida na pesquisa científica continuou quando iniciou o estágio no instituto SENAI CIMATEC, na área de análise de compostos voláteis emitidos pelos automóveis. Finalizando a graduação, decidiu iniciar o mestrado para que pudesse continuar seguindo seu caminho na pesquisa, onde trabalhou com estudo de adsorção de petróleo em fibras vegetais. Participou de inúmeros temas de estudo, que lhe proporcionaram adquirir conhecimento não só nos temas, mas também adquirir bastante experiência e maturidade na pesquisa científica. Tudo isso lhe forneceu subsídios para que pudesse hoje participar, como uma das pesquisadoras, desse projeto e empreendimento com o mel de cacau.

WhatsApp Image 2021-10-07 at 16.41.45.jpeg

Fábio Santos

Coordenador/Pesquisador

Cientista, pesquisador e empreendedor de base científica. Fiz graduação em Química na UFBA em Salvador. Durante a graduação em bacharelado, fiz três anos de iniciação científica (IC) em três projetos distintos. Publiquei três artigos como produto desses projetos e venci duas vezes o Prêmio PUBLIC-UFBA conferido aos alunos IC que publicaram artigos em revistas internacionais de destaque. Fiz mestrado em Química Analítica na UFBA, em parceria com a BRASKEM do Polo Petroquímico de Camaçari, trabalhando com um projeto de redução de contaminantes em uma planta industrial de produção do PVC. Quando finalizei o mestrado, resolvi mudar de área para me aproximar mais das ciências da vida. Fiz o doutorado em Química na UNICAMP estudando as doenças do cacau do ponto de vista bioquímico utilizando a metabolômica e a espectrometria de massa para elucidar as interações. Durante o doutorado, eu resolvi me tornar um especialista em cacau e nos seus co-produtos porque percebi um grande desperdício de insumos agrícolas na cadeia do chocolate. Como as amêndoas que dão origem ao chocolate, era o foco da produção de cacau, todas as outras partes do fruto (casca, polpa, mel de cacau) eram completamente descartados. Eu vi uma grande possibilidade de aproveitamento desses resíduos para gerar novos produtos usando os processos químicos. Idealizei o projeto "Aproveitamento e uso sustentável do mel de cacau" e a CacauLabs em 2013 para pesquisar as composições química, físico-químicas e microbiológicas dos co-produtos do cacau e suas aplicações. Em 2016 eu fui finalista do CONCURSO BIOTA-FAPESP - EMPREENDEDORISMO PARA ALUNOS DE PÓS GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PAULISTAS : ESTÍMULO A JOVENS CRIATIVOS E EMPREENDEDORES com o projeto "Aproveitamento e uso sustentável do mel de cacau". Desde lá venho aprofundando essa pesquisa científica e as aplicações tecnológicas. Realizei ainda um pós-doutorado na Unicamp com financiamento da FAPESP e até o final dessa qualificação publiquei 25 artigos em revistas nacionais e internacionais. 

WhatsApp Image 2022-01-27 at 21.32.47.jpeg

Lígia Martins

Pesquisadora

Lígia possui Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade estadual de Campinas (UNICAMP) e está finalizando o doutorado em Ciência de Alimentos, também pela Unicamp. Lígia tem experiência em laboratório de pesquisa e serviços e foi assistente de laboratório no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) por 1 ano e meio. Lígia tem expertise, principalmente, em análise microbiológicas, na avaliação do potencial prebiótico e probiótico de ingredientes e alimentos, avaliação microbiológica e ensaios físico-químicos.

bottom of page